Início Site Serviços Contato Promoções

Medicina, Estética e Saúde







sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Sobrepeso e obesidade

O sobrepeso e a obesidade são em geral, a conseqüência de um excesso de calorias que o corpo não consegue queimar. Trata-se de um problema cada vez mais freqüente no mundo, pois as pessoas estão cada vez mais sedentárias (faz pouco exercícios físicos) e se alimentam muito mal.
Distinguimos em um primeiro estágio o sobrepeso e após um ganho de peso mais importante, falamos em obesidade.
Calcule o seu IMC para sabe se está com sobrepeso ou obesidade
Os médicos utilizam em geral, o índice de massa corpórea (IMC), em inglês chamado de Body Mass Index (BMI) para medir o excesso de peso em uma pessoa, trata-se de uma medida que indica a relação entre o peso em quilos e a altura em metros quadrados (IMC = peso [kg] / altura2[m2]) do indivíduo, permite ponderar o peso em relação à altura.
Esta fórmula possibilita ao médico diagnosticar se uma pessoa tem um peso normal (IMC de 20 a 25), se está com sobrepeso ou excesso de peso (IMC de 25 a 30) ou ainda, se está obesa (IMC superior a 30).
Pode ser também interessante para o médico medir a circunferência da barriga.
É possível medi-la com uma fita métrica, na região mais proeminente (geralmente na região do umbigo), sem encolher a barriga (respirando normalmente).
Aqui estão os resultados desta medida:
Circunferência da barriga Mulheres Homens
ideal até 80 cm  até 95 cm 
elevada de 80 a 88 cm  de 95 a 103 cm 
muito elevada acima de 88 cm  acima de103 cm 
A medida da circunferência da barriga permite ao médico, em caso de valor elevado ou sobretudo muito elevado, diagnosticar eventualmente uma doença cada vez mais freqüente: a  síndrome metabólica (mistura de doenças como a diabetes, a hipertensão, o colesterol, a obesidade,...). Este medida pode fornecer informações preciosas sobre a saúde de um paciente, pois se sabe que um excesso de gordura na região abdominal pode ser muito perigoso para o coração.
Com este último parâmetro, é possível compreender melhor que a obesidade é considerada pelos médicos como uma doença global que pode apresentar riscos de saúde importantes e por isso, uma aproximação cada vez mais multifatorial (trabalho em conjunto com clínico geral, nutricionista, farmacêutico...) é recomendada.
Ter uma dieta equilibrada, que fornece os nutrientes mínimos exigidos pelo corpo para forçá-lo a passar para reserva de energia armazenada. Realizar diariamente exercícios como caminhada, bicicleta ergométrica e mais alguma coisa que vai ajudar a queimar a energia acumulada, eliminar toxinas e aumenta o fluxo sanguíneo para melhorar a oxigenação celular. Beba muita água durante o dia (não refrigerantes, sucos ou similar), (meia hora antes do almoço e 1 hora depois) ajuda a aliviar o metabolismo, elimina toxinas e aceleram o funcionamento dos órgãos vitais como os rins.
A continuidade dos procedimentos, e vontade de seguir as recomendações dietéticas, assegura ótimo e rápido resultado no tratamento. O sucesso dos procedimentos é de responsabilidade em 30% dos especialistas e em 70% dos pacientes.

2 comentários:

  1. Amiga estou precisando da sua ajuda pois sozinha nao estou conseguindo , confio em vc bjs.

    ResponderExcluir
  2. Zaninha, estou inteiramente ao seu dispor para ajudá-la. Ligue para 2772.5999 ou 87272525. Estou aguardando você.
    Beijos no coração.
    Eva

    ResponderExcluir